PBM

COMPLEXO HOSPITALAR DA UFC - HUWC e MEAC

  • Editar

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará é formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade Escola Assis Chateabriand (MEAC). São hospitais federais, vinculados ao Ministério da Educação através da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O HUWC é um dos maiores hospitais do Ceará, realizando procedimentos de alta complexidade. É o único hospital do Estado a realizar transplante de medula óssea. A MEAC é hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde como maternidade de excelência no atendimento às gestantes de alto risco, além de se destacar como referência na adoção às boas práticas ao parto e nascimento humanizados. A MEAC presta serviços em nível de alta e média complexidade à população do município de Fortaleza e do estado do Ceará, sendo também referência a nível regional.

Instituído em 2007, o Comitê Transfusional do HUWC é formado pela diretoria clínica e de enfermagem, unidade transfusional e por representantes dos serviços que estão diretamente envolvidos com o maior número de transfusões realizados no hospital (enfermarias e unidades de terapia intensiva clínicas e cirúrgicas, transplantes, diálise, anestesiologia e centro Cirúrgico). Em 2011, o Comitê Transfusional da MEAC foi também instituído, com representantes da direção, unidade transfusional e serviços de ginecologia, obstetrícia, neonatologia, anestesiologia e UTI materna. São realizadas reuniões a cada 2 meses.

No intuito de qualificar a prática transfusional nos hospitais do complexo, os Comitês Transfusionais desenvolveram protocolos de uso racional de hemocomponentes, condutas em casos suspeitos de reações transfusionais, manejo do paciente que recusa transfusão e reposição de ferro parenteral.

A aplicação desses protocolos é estimulada por treinamentos/capacitações para os integrantes do corpo clínico, estudantes e residentes. São também realizadas auditorias transfusionais que avaliam e orientam as boas práticas, com a monitorização por indicadores.

Em 2017 foi desenvolvido o programa de Patient Blood Management do Complexo Hospitalar, “Transfusão na dose certa“. 
Esse programa é voltado para:

– Indicações transfusionais baseadas em evidências científicas.
– Suporte transfusional do paciente com sangramento maior
– Programa de Reservas Cirúrgicas estruturado por tipo de cirurgia e risco de sangramento.
– Uso de técnicas cirúrgicas e anestésicas para redução do sangramento intra-operatório.
– Técnicas anestésicas e cirúrgicas de conservação do sangue (Hemodiluição normovolêmica e Recuperação Intra-operatória de Sangue – este disponibilizado pelo HEMOCE)

O Complexo Hospitalar, prezando pela segurança e pelo cuidado personalizado do paciente, disponibiliza suporte de médico hemoterapeuta 24 horas por dias. Também foram criados os ambulatórios de anemia pré-operatória e desenvolvidos e instituídos os fluxos de infusão ambulatorial de ferro parenteral. A MEAC foi o primeiro hospital do estado a instituir o protocolo de coleta de sangue de cordão para neonatos com grande potencial de transfusão para reduzir a perda de sangue em pacientes com baixa volemia. Além disso, foi também pioneira na instituição do protocolo de doador único para neonatos, reduzindo quase pela metade a exposição dos recém-nascidos a doadores diferentes.

Apesar do aumento crescente da complexidade dos procedimentos realizados nos dois hospitais, a MEAC teve redução de mais de 50% das transfusões por internação de mulheres de 2013 a 2018 e o HUWC reduziu em 8% as transfusões por internação.

Baixe nosso aplicativo

O conteúdo deste site corresponde ao Manual de Uso Racional de Sangue – DIRT GER 03 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE e encontra-se na sua 3ª versão(03/02/2021).

©2019 – 2020.  Todos os direitos reservados.