No Ceará, há quase duas décadas, existem ações voltadas para o uso racional do sangue e seus componentes, além de uso de técnicas de conservação do sangue em grandes hospitais do SUS, no âmbito estadual e federal. Essa experiência de quase 20 anos, tornou possível dar um passo adiante com a criação de um programa estadual de estímulo ao Patient Blood Management – PBM criado pela Portaria Estadual Nº 2576/2017 da Secretaria Estadual da Saúde. As práticas estão disseminadas em vários serviços hospitalares.
Conheça algumas dessas experiências aqui.
Se você acha que seu hospital deveria estar aqui também, não tenha dúvida, entre em contato conosco.
Ações de PBM no Ceará:
Desafios futuros
Disponibilização de aquecedores de sangue e hemocomponentes para pacientes com hemorragia grave e risco de transfusão maciça.
PATIENT BLOOD MANAGEMENT – IJF
O Instituto Dr. José Frota – IJF é um hospital público municipal localizado em Fortaleza. É o maior hospital para atendimento ao trauma no estado do Ceará e um dos maiores do país. Por ser um serviço eminentemente cirúrgico, recebe continuamente pacientes com algum grau de sangramento resultando em situações de maior gravidade, como o choque hemorrágico.
PATIENT BLOOD MANAGEMENT – HUWC e MEAC
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará é formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade Escola Assis Chateabriand (MEAC). O HUWC é um dos maiores hospitais do Ceará, realizando procedimentos de alta complexidade e foi o primeiro hospital do Ceará a realizar transplante de medula óssea. A MEAC é reconhecida como maternidade de excelência no atendimento às gestantes de alto risco e referência no parto e nascimento humanizados.
O conteúdo deste site corresponde ao Manual de Uso Racional de Sangue
DIRT GER 03
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE
2ª Revisão (08/04/2022).
Elaborado por: Luciana Carlos Revisado por: Luany Mesquita Aprovado por: Denise Brunetta
©2019 – 2022. Todos os direitos reservados.