conheça o

EDUCASANGUE

EducaSangue surgiu de um sonho de melhorar o conhecimento em Medicina Transfusional dos profissionais envolvidos no processo. Foi criado por duas hemoterapeutas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, Denise Brunetta e Luciana Carlos, que também atuam no serviço transfusional de hospitais de grande complexidade do estado e perceberam, a partir de sua experiência, a necessidade de estabelecer uma forma diferente de se comunicar com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde envolvidos na transfusão. Com dicas divertidas, vídeos e postagens educativas em suas páginas das redes sociais, essa iniciativa já saiu do Ceará e alcançou o mundo. Acreditamos que estudar é um processo contínuo e pode ser muito divertido!

Com o objetivo de qualificar a transfusão através da disseminação do conhecimento em Medicina Transfusional de forma despretensiosa e lúdica, a equipe do EducaSangue pretende estar em constante diálogo com os profissionais de saúde envolvidos nas várias etapas da transfusão. Para isso, conta com a ajuda de cada um de seus seguidores para disseminar informações compartilhando, curtindo suas postagens e divulgando suas ferramentas. É preciso espalhar conhecimento na área da medicina transfusional  para melhorar a evolução e diminuir risco para os pacientes. 

As dicas do EducaSangue estão disponibilizadas para todos os que quiserem utilizá-las. Pedimos apenas que a fonte seja citada corretamente.

Conheça e siga nossas redes sociais. 

Facebook: https://m.facebook.com/educasangue1

Instagram:  https://www.instagram.com/educasangue/?hl=pt-br

sobre o

PRESERVASANGUE

O Programa PreservaSangue  é o braço do EducaSangue voltado para o estímulo ao Patient Blood Management – PBM.  Foi inspirado pela Portaria Estadual Nº 2576/2017da Secretaria Estadual da Saúde que estabelece o PBM no Ceará. 

O PBM consiste em uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar baseada em evidências médicas e focada no paciente, voltada para diagnóstico e tratamento precoces da anemia, utilização de técnicas de conservação do sangue e uso racional dos hemocomponentes com o objetivo de reduzir complicações e melhorar o prognóstico do paciente. 

Através do Programa PreservaSangue, pretende-se estimular a adoção de práticas voltadas para o manuseio do sangue do paciente com redução da perda de sangue, diagnóstico e correção da anemia e da coagulação do paciente e o uso racional dos hemocomponentes, de forma a qualificar a prescrição e a transfusão de sangue, evitando transfusões desnecessárias e promovendo o uso seguro do sangue nos cenários clínico e cirúrgico em serviços hospitalares e ambulatoriais públicos e privados do estado.

Não existe transfusão sem risco. Por isso esse recurso terapêutico precisa ser usado com cuidado. Nosso principal objetivo é ajudar você a cuidar bem e preservar o sangue de seu paciente.  Segurança transfusional é nosso lema!

Nosso objetivo

Ajudar médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde a entender os riscos e benefícios da transfusão aplicando os conceitos do Patient Blood Management – PBM.

 

O que queremos

Através da promoção e disseminação de conceitos atuais do manuseio correto do sangue, pretendemos:

  • estimular uma abordagem transfusional focada no paciente;
  • reduzir complicações associadas a transfusões desnecessárias;
  • qualificar a indicação, prescrição, realização e monitoramento da transfusão;
  • cuidar e ajudar a cuidar do sangue do paciente.

Quem somos

Somos um grupo de profissionais ligados ao Hemoce que quer ajudar você a transfundir seu paciente da melhor maneira, obtendo melhores resultados e menor risco. Acreditamos que existem várias ações simples e com baixo custo que podem ser implementadas para transfundir bem o paciente que precisa e evitar a exposição de pacientes que não necessitam da transfusão.

Queremos dividir esse conhecimento com você e qualificar a prática transfusional nos nossos hospitais.

Luciana Carlos

Denise Brunetta

Suzanna Tavares

Viviane Chaves

Fabiana Aguiar

Franklin Cândido

Lilian Albuquerque

Luany Mesquita

Ana Paula Constancio

Baixe nosso aplicativo

©2019 – 2020.  Todos os direitos reservados | Apoio: Hemoce
Email: contato@educasangue.com.br