PBM

IJF

Instituto Dr. José Frota – IJF é um hospital público municipal localizado em Fortaleza. É o maior hospital para atendimento ao trauma no estado do Ceará e um dos maiores do país. Por ser um serviço eminentemente cirúrgico, recebe continuamente pacientes com sangramento resultando em situações de maior gravidade, como o choque hemorrágico.

Instituído em 2003, o Comitê Transfusional Intra-hospitalar do IJF (CTH/IJF) é formado pela diretoria clínica e de enfermagem, núcleo transfusional, residência médica e os serviços que estão diretamente envolvidos com o maior número de transfusões realizados no hospital (Emergência, UTI, Centro de Queimados, Anestesiologia e Centro Cirúrgico). 

No intuito de qualificar a prática transfusional no hospital, o CTH/IJF elaborou Protocolos Transfusionais para orientar a utilização racional da transfusão em pacientes clínicos e cirúrgicos, além de estabelecer procedimentos que visam reduzir transfusões desnecessárias. 
A aplicação desses protocolos é estimulada por treinamentos/capacitações e acompanhada pelo CTH-IJF e pelo Núcleo Transfusional (NUTRAN) através de auditorias e indicadores analisados em reuniões periódicas.

Após a implantação das ações de PBM no hospital, o número de transfusões reduziu de 9.339 em 2012 para 8.206 em 2018, apesar do aumento do número de atendimentos e da ampliação de leitos do hospital.

Transfusão eu levo a Sério

  • Editar Coluna
 
  • Editar Texto

O IJF conta com uma campanha permanente para estimular uma postura voltada para a transfusão segura por parte dos prescritores e do corpo de enfermagem. Essa campanha, intitulada “Transfusão Eu Levo a Sério“, visa desenvolver ações de capacitação e sensibilização dos profissionais do hospital e qualificar a prática transfusional intra-hospitalar.

As ações do PBM no hospital são voltadas para:

   – Indicações transfusionais baseadas em evidências científicas.
   – Programa de Reservas Cirúrgicas estruturado por tipo de cirurgia.
   – Uso de técnicas cirúrgicas e anestésicas para redução do sangramento intra-operatório.
   – Técnicas anestésicas e cirúrgicas de conservação do sangue  em procedimentos eletivos e de emergência


Uma das principais ações desenvolvidas no hospital, atendendo suas especificidades de atendimento ao politraumatizado, foi a implantação em janeiro de 2017 do Protocolo de Abordagem Transfusional do paciente com Hemorragia Grave  (Protocolo de Transfusão Maciça – PTM). O PTM/IJF visa o cuidado articulado, a padronização e a integração das ações entre os vários setores e especialidades clínicas envolvidas no atendimento ao paciente com hemorragia grave associada ao trauma. Em 2018 foi criado o grupo de enfermeiros responsáveis pelo gerenciamento e acompanhamento das ações do PTM e pelo manuseio de equipamentos de Recuperação Intraoperatória de Sangue 24 horas por dia, para procedimentos eletivos e de urgência. Em abril de 2019 o hospital iniciou a implantação da Tromboelastometria no atendimento desses pacientes.  Esse protocolo significou qualificação do cuidado, redução do tempo para intervenção cirúrgica, identificação e tratamento precoce da coagulopatia associada ao trauma, com instituição da reposição transfusional balanceada (PFC 1:1 CH).

Protocolos do Comitê Transfusional do IJF

Protocolo Transfusional Nº 001  

Critérios para Indicação de transfusão. 

Objetivo: definir critérios para indicação de transfusão em pacientes clínicos e cirúrgicos em atendimento no hospital com o intuito de evitar exposição desnecessária do paciente ao risco transfusional e promover o uso racional de hemocomponentes, baseado em características clínicas e laboratoriais.

Protocolo Transfusional Nº 003

Reserva de Hemocomponentes para Cirurgia

Objetivo: Definir conduta de hemoterapia para pacientes em mapa cirúrgico estratificando por necessidade potencial de transfusão nos diversos procedimentos, a fim de diminuir o desperdício de trabalho, garantir reserva para os pacientes de maior risco e não indisponibilizar o estoque desnecessariamente. Além disso, essa definição de conduta prévia é importante para identificação de problemas imunohematológicos em pacientes com grande risco de necessidade transfusional.

Protocolo Transfusional Nº 005

Protocolo de Transfusão Maciça: abordagem Transfusional do Paciente com Hemorragia Grave (visível ou presumida)

Objetivo: Definir a abordagem transfusional de pacientes com hemorragia grave e potencial para receber Transfusão Maciça (TM).

Baixe nosso aplicativo

O conteúdo deste site corresponde ao Manual de Uso Racional de Sangue – DIRT GER 03 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE e encontra-se na sua 3ª versão(03/02/2021).

©2019 – 2020.  Todos os direitos reservados.